Cresce o acesso a bancos e cai o uso da internet para ler jornais, livros e revistas

10

Desde 2022, a PNAD Contínua investiga a frequência com que as pessoas utilizavam a Internet. Em 2023, 94,3% usavam todos os dias; 2,3% utilizavam quase todos os dias (cinco ou seis dias por semana); 2,7%, de uma a quatro vezes por semana; e apenas 0,6% utilizavam com uma frequência inferior a uma vez por semana.

O percentual de pessoas que acessaram a Internet para conversar por chamadas de voz ou vídeo manteve-se como a finalidade mais informada, alcançando 94,6% em 2023 – variação de 0,2 p.p em relação a 2022, mas com expansão de 3,2 p.p em relação a 2019. A segunda finalidade mais usual foi enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail (91,1%); queda tanto em relação a 2022 (-0,9 p.p.) quanto em relação a 2019 (-4,7 p.p.).

Outras finalidades apontadas por mais da metade dos usuários da Internet foram: assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes (87,6%); usar redes sociais (83,5%); ouvir músicas, rádio ou podcast (82,4%); ler jornais, notícias, livros ou revistas pela Internet (69,0%); acessar bancos ou outras instituições financeiras (66,7%); e enviar ou receber e-mails (60,5%).

Fonte: IBGE

Deixe seu comentário